Buritis,   

RO é Agro: calcário impulsiona produções agrícolas em Cujubim
Insumo foi adquirido por meio de emenda parlamentar.

Publicado 09/05/2024
A A

Preparar um terreno. Fazer o plantio. Acompanhar o crescimento da plantação. Colher. E começar tudo de novo. A dedicação e a resiliência dos agricultores de Rondônia fomentaram a economia do estado e alimentaram milhares de pessoas. Em Cujubim, no Vale do Jamari, o calcário adquirido por meio de emenda parlamentar tem impulsionado a produção agrícola da região.

No pomar de Gilberto Martins de Almeida, de 47 anos, tem laranja, mexerica e limão. Ele mora no setor chacareiro de Cujubim e produz frutas cítricas há três anos. A produção é comercializada diretamente na propriedade, para clientes que buscam frutas no local, e também é enviada para os mercados da cidade.

Além disso, Gilberto está investindo no café; plantou mil mudas na chácara. O trabalho de monitorar as produções é diário. Sob o sol forte, uma das preocupações com as culturas é devido ao pH do solo, que implica diretamente no desenvolvimento dos cultivos. Uma alternativa para aumentar a produtividade e trazer fertilidade nas plantações é o uso do calcário.

Esse insumo corrige a acidez do solo, um dos problemas recorrentes em áreas de produção. Com a substância, o solo é preparado para um pH ideal para a planta. Além disso, o calcário fornece nutrientes essenciais, como cálcio e magnésio, fundamentais para o crescimento saudável das culturas.

“O custo para o pequeno produtor adquirir calcário é muito grande. Então, por meio de emenda parlamentar, esse calcário chegou para nos ajudar muito. Ele corrige o pH da terra. Nosso pH aqui é em média de 4,5 a 5 e a planta pede 6 a 6,5. A gente cuida com carinho, coloca calcário, e a planta responde muito rápido”, explicou Gilberto.

O suor também está estampado no rosto de Pedro Gomes dos Santos, de 51 anos, também morador do setor chacareiro de Cujubim. Ele e o filho, Geovane Pereira dos Santos, de 31 anos, vendem verduras e cheiro verde que abastecem mercados, restaurantes, lanchonetes, além de serem vendidos na feira.

Eles produzem na terra as mudas da alface, que depois vão para a hidroponia, sistema onde as plantas ficam na água. No solo ficam cebolinha, rúcula, coentro, almeirão, couve e salsa. “O calcário ajuda muito. O solo fica fértil e as verduras e cheiro verde ficam tudo verdinho. Ganham vida. A gente entrega verduras todos os dias”, ressaltou Pedro.

Para o setor chacareiro de Cujubim foram previstas 10 toneladas de calcário. O material foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado Alan Queiroz (Podemos). Outras regiões do Vale do Jamari também receberam calcário por intermédio do parlamentar Marcelo Cruz (PRTB).

Rondônia Rural Show Internacional

A 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional acontece entre os dias 20 e 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, o evento é promovido pelo governo do estado. Em 2023, com o tema “Tecnologias Sustentáveis”, a 10ª edição da feira bateu recorde em volume de negócios, alcançando R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica.

De acordo com o governo, o Rondônia Rural Show se consolidou como a maior feira do agronegócio da região Norte. Em virtude da importância do evento, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) transfere, nesse período, a sede do Poder Legislativo para Ji-Paraná. A sessão itinerante acontece no dia 23 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack.

Série "RO é Agro"

As matérias da série  "RO é Agro" estão sendo veiculadas no  Portal da Alero e os vídeos serão disponibilizados no canal da TV Assembleia, 7.2, e ainda no YouTube . Além disso, as imagens produzidas serão apresentadas no estande da Casa de Leis, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional.

Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO

Fonte: ALE/RO